Antes de começar uma atividade física, é normal presenciar muita gente fazendo uns minutos de alongamento. O “estica e puxa” de braços e pernas é fundamental para aliviar a tensão e prevenir o encurtamento dos músculos, uma vez que boa parte dos exercícios provoca o aumento do tônus muscular. Mas, se você é daqueles que se alonga antes ou logo depois de se exercitar, talvez deva reavaliar essa prática… Sim, alongamento tem intensidade e momento certo para ser feito!
Além de treinar sem acompanhamento profissional, muita gente se alonga realizando movimentos errados, com postura errada e no momento errado. Apesar de ser indicado para pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico, o alongamento praticado incorretamente pode provocar diversas lesões, que poderiam ser evitadas com mudanças de hábitos simples.
Quer aprender como e quando fazer alongamento? Confira algumas dicas para se exercitar de forma saudável e segura, mantendo um ótimo desempenho físico e relaxando seus músculos da maneira correta.
Hora do alongamento
Afinal, o alongamento deve vir antes ou depois dos exercícios? A resposta é nem antes nem depois. Antes da atividade física, a prática pode diminuir o potencial de ação neuromuscular e a capacidade de contração muscular entre 15 e 20%. Isto é, a performance é prejudicada e o risco de lesões aumenta.
Após o treino, os músculos geralmente estão fatigados e tensos demais para serem alongados, podendo causar lesões. Então, o ideal mesmo é que você separe um dia da semana só para se alongar. Para relaxar a musculatura depois do exercício, basta fazer uma caminhada de intensidade leve e duração rápida, de seis a dez minutos, na esteira ou ao ar livre. Só esse tempo já diminui em torno de 50% aquela dor terrível do pós-treino (dor muscular tardia). Ela é causada pelo acúmulo do ácido láctico nos músculos e aparece em até 48 horas após a prática de uma atividade física de média a alta intensidade.
O jeito correto de se alongar
O alongamento é uma prática baseada nos princípios da Biomecânica, ciência que estuda as estruturas e funções mecânicas do nosso corpo. Ele possui movimentos específicos para cada área do corpo e pode ser personalizado de acordo com o biotipo e grau de resistência do indivíduo.
Existem dois tipos comuns: o geral e o de alta performance. O geral tem como objetivo manter a saúde das articulações, e é indicado usualmente após exercícios leves a moderados. Já o alongamento de alta performance tem o foco na execução de movimentos específicos. Por isso, ele é comumente direcionado aos treinos de artes marciais, que costumam exigir mais dos músculos em grandes amplitudes em desvantagem mecânica.
Há também o alongamento passivo, que é realizado com o auxílio e direcionamento de um profissional especializado. Esse alongamento otimiza o ganho da amplitude de movimento articular, equilibrando os músculos em relação às articulações, promovendo bem estar e o encaixe ideal das mesmas para evitar degenerações precoces. A prática pode e deve ser usada também no tratamento de dores e traumas ortopédicos.
Nada de excessos
Para que o alongamento seja benéfico ao corpo, ele deve ser feito sem excessos, até mesmo o de alta performance. Caso contrário, você poderá sofrer lesões que precisarão de reabilitação.
Por mais que a internet esteja cheia de exemplos aparentemente fáceis de reproduzir em casa, não é uma boa ideia praticá-los sem a orientação de um profissional. Somente ele é capaz de aplicar as técnicas corretas para cada parte do seu corpo, respeitando a amplitude ideal das articulações. Dessa forma, você continua se exercitando com segurança e diminui o risco de prejudicar sua saúde.
O especialista em Biomecânica é um dos mais indicados para orientar e executar um alongamento personalizado, de acordo com suas necessidades físicas.
Aqui na Atitude CRAFT, realizamos uma análise biomecânica que nos permite perceber onde estão os desequilíbrios musculares que poderão causar lesões articulares irreversíveis. Assim, prescrevemos um programa de exercícios focados no equilíbrio muscular, tendo como consequência o ganho de força, autonomia, emagrecimento ou qualquer outro objetivo que o aluno tenha. Tudo isso com total segurança. Agende já a sua!
Comente