Dor insuportável nos braços, ombros, pés e outras partes do corpo. Analgésicos e anti-inflamatórios que parecem não fazer efeito. Se você, logo de cara, já se identificou com essa descrição, provavelmente sabe que estamos falando da temida tendinite.
Também chamada de tendinopatia, é uma lesão caracterizada pela inflamação dos tendões (estruturas que unem os músculos aos ossos), apresentando inchaço, dor intensa e sensibilidade nas áreas afetadas.
Sua principal causa é a realização de movimentos repetitivos ou exagerados, feitos de maneira incorreta (como a digitação no computador sem apoio para os punhos, por exemplo) ou até mesmo a perda natural das propriedades dos tendões com o passar dos anos.
Os locais mais comuns de aparecimento da doença são punhos, cotovelos, ombros, quadris, joelhos e pés. A tendinite pode acometer indivíduos de todas as idades, sobretudo diabéticos, obesos e os que fizeram uso prolongado de corticosteroides ou antibióticos.
Mas você sabia que ela pode melhorar e até desaparecer com a prática dos exercícios corretos, monitorados por um profissional qualificado? É isso mesmo: tendinite tem tratamento!
Muito além da fisioterapia
Nosso corpo é como uma balança. Se colocarmos uma carga mais pesada de um lado, obviamente o outro lado se elevará, causando um desnivelamento visível. Acontece que nem sempre conseguimos identificar esse desequilíbrio corporal em nós mesmos, e continuamos realizando as atividades do dia a dia do modo convencional. Escrevemos com a mesma mão, não trocamos os talheres de mão, carregamos a bolsa no mesmo ombro, e assim por diante. Movimentos simples, mas que podem causar sobrecarga muscular e, consequentemente, tendinite.
Nesse caso, as famosas “munhequeiras” e outros acessórios utilizados sem a orientação de um profissional especializado podem não ser a solução mais eficaz para o problema. Além de causarem pressão na região afetada, eles limitam a circulação sanguínea do local, aumentando ainda mais o inchaço.
Muitas vezes, o alerta para a necessidade de tratamento é a dor intermitente. E procurar ajuda profissional é sempre a melhor escolha. Em nosso Centro de Reabilitação, após a realização da análise biomecânica para identificação de pontos críticos, definimos um programa de treinamento adaptado às necessidades de cada indivíduo, incluindo exercícios direcionados com acompanhamento profissional de alto nível. Nossos métodos e equipamentos exclusivos consistem em um acompanhamento completo em todos os biomateriais (ossos, ligamentos, tendões, cartilagens e músculos), uma abordagem diferente da fisioterapia.
Nosso Programa de Reabilitação para Tendinite tem como objetivo inicial aliviar o incômodo e reduzir a inflamação, mas a eliminação da tendinopatia é um processo de médio prazo. A continuidade do tratamento e o reequilíbrio muscular corporal são fundamentais para que não ocorram reincidências, evitando cirurgias desnecessárias e garantindo a sua autonomia. Se você sofre desse mal, venha conhecer a Atitude CRAFT. Agende sua visita: (11) 9 9223-7548 ou (11) 3831-9789.
Comente