Vamos fazer um desafio rápido? Levante agora e tente tocar seus pés sem dobrar (flexionar) os joelhos. Não conseguiu? Tudo bem, é normal sentir dificuldade. Porém, esse é um indicativo de que você está com um quadro de encurtamento muscular.
Com o passar do tempo, os tecidos conjuntivos que fazem parte da composição músculo-esquelética se aproximam cada vez mais, perdendo sua elasticidade e promovendo um desequilíbrio muscular no corpo todo. É como se os músculos se acostumassem com as posturas mais frequentes e movimentos inadequados que realizamos todos os dias.
Essa falta de elasticidade geralmente tem razões genéticas ou posturais e não costuma atingir somente os mais sedentários. Os atletas e praticantes de exercícios físicos com mau acompanhamento profissional também estão sujeitos ao problema.
Se você participou do desafio, provavelmente está pensando que isso é um exagero e que, mesmo sem conseguir cumprir a proposta, seu corpo está em perfeito estado. Momentaneamente, pode até parecer que o corpo está equilibrado, mas a tendência é que, aos poucos, ele apresente limitações cinéticas e posturais que podem diminuir a sua autonomia com o passar dos anos.
Tratamento
O alongamento correto, no momento certo e bem orientado, atua na diminuição do encurtamento e no aumento do equilíbrio muscular corporal como um todo. Porém, se ele for realizado incorretamente e no momento errado do treino, pode acabar agravando o problema, chegando até a causar lesões.
É justamente por isso que esse tipo de atividade não deve ser realizado sem o acompanhamento de um profissional especializado em Biomecânica. Só ele será capaz de auxiliar o desenvolvimento correto dos seus músculos, levando em consideração os movimentos necessários e o seu momento muscular.
A equipe da Atitude CRAFT é especialista na prevenção e reabilitação de casos de encurtamento e desequilíbrio muscular. Desenvolvemos treinamentos especializados para cada aluno, com métodos exclusivos e acompanhamento profissional do início ao fim. Agende sua visita e venha fazer uma análise biomecânica: (11) 9 9223-7548 ou (11) 3831-9789.
Nina
O curioso é que a gente acha que o encurtamento está relacionado com o sedentarismo e que fazer qualquer atividade física vai ajudar a passar… é de surpreender que a causa, muitas vezes, é genética.
Tamires
Estou com um encurtamento por causa de um desgaste na cartilagem do joelho direito…onde vocês trabalham?