• Skip to primary navigation
  • Skip to content
atitude-craft-54
  • A Atitude
    • Sobre nós
    • Análise biomecânica
  • Reabilitação
  • Atividade física
  • Treinamento
  • Blog
  • Contato

Conheça os erros mais comuns na musculação e seus riscos de lesão

Atividade Física 30 setembro 2019 Deixe um comentário

Horas diárias no trânsito, uma agenda lotada de compromissos e cobranças que surgem de todos os lados. Quem vive essa rotina sabe muito bem que determinar um horário específico para uma atividade física bem acompanhada é complicado. Nesse caso, é melhor fazer alguns treinos de musculação nos tempos livres, mesmo sem orientação, do que ficar sedentário, não é verdade? Se você também pensa assim, aqui vai um alerta: Cuidado!

Como diria o médico e pensador Paracelso, ainda no Século XVI, “A diferença entre o remédio e o veneno é a dose”. Entre todas as situações que esse ditado se aplica, talvez a musculação seja uma das mais perfeitas. Começar um treino novo sempre gera uma sensação positiva de aumento de força e disposição e é justamente aí que mora o perigo. Se a “dosagem” não for a correta, você pode estar prejudicando o seu corpo e, quando perceber, o estrago já será considerável.

Mas afinal, será que é tão perigoso assim cometer alguns “errinhos” na academia? Bem, pensando nisso, listamos alguns problemas mais comuns:

Sobrecarregar a cervical

Seja no pulley, abdominal ou agachamentos, a cervical está sempre correndo riscos. Sabe aquele leve movimento projetando o pescoço para frente que parece não fazer mal nenhum? Agora imagina que fazer isso durante cada repetição e o pior, com a carga do exercício. Causar uma lesão na cervical é bem mais simples do que parece. Ela pode surgir como um leve desconforto ou até como dores de cabeça.

Sobrecarregar a coluna

Mas não pense que só a região da cervical pode ficar prejudicada. Toda a coluna, principalmente a lombar, sofre com posições inadequadas na hora da musculação. Não dar aquela empinadinha nos glúteos durante o agachamento, ou o posicionamento incorreto nos exercícios de desenvolvimento (elevação da carga acima da cabeça) podem contribuir para lesionar a coluna. Juntando pequenos erros e um possível excesso de peso, os discos intervertebrais podem sofrer uma pressão excessiva, ou seja, é o primeiro passo para uma hérnia de disco.

Joelhos

Um leg press costuma exigir tanta força que, normalmente, deixamos escapar alguns detalhes. O mais comum é uma excessiva rotação dos pés para fora, que pode resultar em uma lesão. Além disso, extensão exagerada ou empurrar o “sled” com a ponta do pé também são maneiras comuns de sobrecarregar a musculatura e articulações das pernas. Só o fato de você tirar a mão do suporte para segurar os joelhos durante o movimento já gera uma alteração na posição da coluna que pode provocar lesões. Cada detalhe é importante.

Ombros

É a articulação que tem o maior grau de liberdade de movimento. Elevar mais do que se deve ou exagerar na carga são os erros mais comuns. O mais interessante é que os ombros normalmente são negligenciados por boa parte dos praticantes até que apareça uma lesão. Só quem já sentiu dor nessa região sabe como o ombro é fundamental para a nossa qualidade de vida e qualquer acometimento costuma prejudicar muito a autonomia. Todo cuidado é pouco.

Como fazer musculação corretamente?

Esse texto poderia ter várias dicas posturais para você melhorar os seus treinos e terminar a leitura com a impressão de que não irá se lesionar, não é mesmo? Pois é, infelizmente não acreditamos nisso.

Por mais que a gente descreva detalhadamente cada movimento, na hora que você executar o movimento com carga, a chance de se machucar por executar um detalhe do movimento errado é grande, podendo ter como consequência uma lesão indesejada. Além disso, dar dicas de posicionamento também significa interferir diretamente no grupo muscular trabalhado no movimento. Como nós não conhecemos o momento muscular e articular do seu corpo, isso é uma enorme irresponsabilidade.

Só existe uma forma de garantir um treino de musculação seguro e com garantia de resultado: com o acompanhamento adequado. É a avaliação do profissional, que analisa toda a amplitude de movimento e o momento do seu corpo, que vai evitar essas lesões.

Mesmo que o profissional seja altamente capacitado, é praticamente impossível ter esse cuidado à distância ou em uma sala com 20 pessoas se exercitando. O papel dele não é corrigir algo quando surge uma dúvida, mas arrumar o posicionamento quando o aluno tem certeza de que está fazendo certo fica muito difícil.

Se você quer fazer uma atividade física segura e ficou curioso para conhecer melhor o nosso trabalho, venha nos fazer uma visita. Estamos na Rua Dr. José Elias, 15, no Alto da Lapa.

academia atividade física educação física musculação

Gostou do post? Dê um like!
SharesShareTweetGoogle+LinkedInEmail

Reader Interactions

Comente Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Trombose e sistema circulatório: Entenda os riscos
Atividade física é fundamental para reabilitação cardíaca
Cinco hábitos para você mudar em 2020
atitude-craft-150

Sobre nós

Blog

Análise biomecânica

Contato

Trabalhe conosco

EQUIPE MARINHO

Associação Nacional de Judô e Jiu-Jitsu Educacional (ANJJE)

Reabilitação

Atividade física

Treinamento

Idosos

Gestantes

Redes Sociais

Rua Mergenthaler, 232 | Sala 12A
Vila Leopoldina | São Paulo - SP
11 3831 9789 | 11 99223 7548

© 2022 | Atitude CRAFT |  Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Taberna da Comunicação

Share this ArticleLike this article? Email it to a friend!

Email sent!