Horas diárias no trânsito, uma agenda lotada de compromissos e cobranças que surgem de todos os lados. Quem vive essa rotina sabe muito bem que determinar um horário específico para uma atividade física bem acompanhada é complicado. Nesse caso, é melhor fazer alguns treinos de musculação nos tempos livres, mesmo sem orientação, do que ficar sedentário, não é verdade? Se você também pensa assim, aqui vai um alerta: Cuidado!
Como diria o médico e pensador Paracelso, ainda no Século XVI, “A diferença entre o remédio e o veneno é a dose”. Entre todas as situações que esse ditado se aplica, talvez a musculação seja uma das mais perfeitas. Começar um treino novo sempre gera uma sensação positiva de aumento de força e disposição e é justamente aí que mora o perigo. Se a “dosagem” não for a correta, você pode estar prejudicando o seu corpo e, quando perceber, o estrago já será considerável.
Mas afinal, será que é tão perigoso assim cometer alguns “errinhos” na academia? Bem, pensando nisso, listamos alguns problemas mais comuns:
Sobrecarregar a cervical
Seja no pulley, abdominal ou agachamentos, a cervical está sempre correndo riscos. Sabe aquele leve movimento projetando o pescoço para frente que parece não fazer mal nenhum? Agora imagina que fazer isso durante cada repetição e o pior, com a carga do exercício. Causar uma lesão na cervical é bem mais simples do que parece. Ela pode surgir como um leve desconforto ou até como dores de cabeça.
Sobrecarregar a coluna
Mas não pense que só a região da cervical pode ficar prejudicada. Toda a coluna, principalmente a lombar, sofre com posições inadequadas na hora da musculação. Não dar aquela empinadinha nos glúteos durante o agachamento, ou o posicionamento incorreto nos exercícios de desenvolvimento (elevação da carga acima da cabeça) podem contribuir para lesionar a coluna. Juntando pequenos erros e um possível excesso de peso, os discos intervertebrais podem sofrer uma pressão excessiva, ou seja, é o primeiro passo para uma hérnia de disco.
Joelhos
Um leg press costuma exigir tanta força que, normalmente, deixamos escapar alguns detalhes. O mais comum é uma excessiva rotação dos pés para fora, que pode resultar em uma lesão. Além disso, extensão exagerada ou empurrar o “sled” com a ponta do pé também são maneiras comuns de sobrecarregar a musculatura e articulações das pernas. Só o fato de você tirar a mão do suporte para segurar os joelhos durante o movimento já gera uma alteração na posição da coluna que pode provocar lesões. Cada detalhe é importante.
Ombros
É a articulação que tem o maior grau de liberdade de movimento. Elevar mais do que se deve ou exagerar na carga são os erros mais comuns. O mais interessante é que os ombros normalmente são negligenciados por boa parte dos praticantes até que apareça uma lesão. Só quem já sentiu dor nessa região sabe como o ombro é fundamental para a nossa qualidade de vida e qualquer acometimento costuma prejudicar muito a autonomia. Todo cuidado é pouco.
Como fazer musculação corretamente?
Esse texto poderia ter várias dicas posturais para você melhorar os seus treinos e terminar a leitura com a impressão de que não irá se lesionar, não é mesmo? Pois é, infelizmente não acreditamos nisso.
Por mais que a gente descreva detalhadamente cada movimento, na hora que você executar o movimento com carga, a chance de se machucar por executar um detalhe do movimento errado é grande, podendo ter como consequência uma lesão indesejada. Além disso, dar dicas de posicionamento também significa interferir diretamente no grupo muscular trabalhado no movimento. Como nós não conhecemos o momento muscular e articular do seu corpo, isso é uma enorme irresponsabilidade.
Só existe uma forma de garantir um treino de musculação seguro e com garantia de resultado: com o acompanhamento adequado. É a avaliação do profissional, que analisa toda a amplitude de movimento e o momento do seu corpo, que vai evitar essas lesões.
Mesmo que o profissional seja altamente capacitado, é praticamente impossível ter esse cuidado à distância ou em uma sala com 20 pessoas se exercitando. O papel dele não é corrigir algo quando surge uma dúvida, mas arrumar o posicionamento quando o aluno tem certeza de que está fazendo certo fica muito difícil.
Se você quer fazer uma atividade física segura e ficou curioso para conhecer melhor o nosso trabalho, venha nos fazer uma visita. Estamos na Rua Dr. José Elias, 15, no Alto da Lapa.
Comente