• Skip to primary navigation
  • Skip to content
atitude-craft-54
  • A Atitude
    • Sobre nós
    • Análise biomecânica
  • Reabilitação
  • Atividade física
  • Treinamento
  • Blog
  • Contato

Conheça os diferentes tipos de hérnia de disco

Reabilitação 26 abril 2019 Deixe um comentário

Você pode nunca ter sentido as dores, mas com certeza já ouviu falar em hérnia de disco. Não é para menos… Segundo dados do Hospital Albert Einstein, esse é um mal muito comum e acomete cerca de dois milhões de brasileiros todos os anos. Mas, apesar da popularidade, poucas pessoas sabem que existem diferentes tipos de hérnia de disco. Dependendo do caso, o tratamento precisa ser ainda mais cuidadoso. Se você já está sentindo aquela “fisgada”, aproveite para conhecer um pouco mais sobre o tema e não esqueça de procurar ajuda.

Ao contrário da crença popular, a hérnia não é causada somente pela sobrecarga da coluna. Ela pode ser também o resultado do desequilíbrio muscular e fraqueza do corpo de forma geral. Quando a musculatura do tronco não está devidamente tonificada e equilibrada, por exemplo, a coluna vertebral fica mais desprotegida e, consequentemente, mais propensa a lesões.

Em poucas palavras, a hérnia de disco é um extravasamento do núcleo pulposo dos discos intervertebrais. Essa expansão do núcleo pode comprimir os tecidos adjacentes, como nervos e ligamentos, causando um imenso desconforto.

As hérnias podem acometer a coluna inteira. Porém, as mais comuns ocorrem na cervical (região do pescoço) e lombar (região inferior). Elas são classificadas de acordo com o tipo de extravasamento do núcleo.

Hérnia de disco protusa

A hérnia protusa ocorre quando já existe um desequilíbrio muscular e a carga aplicada à coluna é maior do que a musculatura pode suportar. Dessa forma, o disco sofre uma compressão exagerada.

A pressão exercida causa uma espécie de “bolsa” nos discos intervertebrais, que ultrapassa o corpo vertebral  e pode comprimir os nervos da região. E é aí que começa aquela sensação de que seu nervo está sendo “pinçado”. A intensidade do desconforto depende do grau de expansão dessa protuberância.

Hérnia de disco extrusa

Diferentemente da hérnia protusa, em que há uma projeção do disco vertebral causada pela pressão, a hérnia extrusa é caracterizada pelo seu rompimento, ocasionando o vazamento de seu conteúdo interno. Esse escape pode  aumentar a compressão dos nervos e, até mesmo, atingi-los na região do disco inferior.

Alguns casos de hérnia, tanto protusa quanto extrusa, são ainda mais preocupantes, porque são assintomáticos e podem demorar muito para serem diagnosticados, contribuindo para o agravamento do quadro. Mas, de modo geral, a hérnia extrusa pode vir acompanhada de dor aguda radiando, na região cervical, para os braços, mãos e dedos e, na região lombar, para os glúteos, virilha, lateral das pernas e dorso dos pés.

Hérnia de disco extrusa interna

A hérnia extrusa interna, também conhecida como hérnia de Schmorl, acontece quando há o rompimento da fibra da parte interna do disco e o vazamento do líquido gelatinoso acaba migrando para dentro do canal medular. Além do desconforto causado pela pressão aos nervos, esse tipo de hérnia pode causar as chamadas dores químicas, uma vez que o núcleo pulposo ganha propriedades ácidas ao entrar em contato com outras estruturas da coluna.

Por essa razão, é mais difícil de ser diagnosticada, sendo normalmente percebida por dor aguda. Ela é mais comum no final da coluna torácica e começo da lombar.

Uma das principais causas dos três tipos de hérnia citados acima é a baixa ingestão de água. Beber pouca água promove a desidratação dos discos, podendo diminuir os espaços articulares das vértebras e até levar a uma artrose na coluna.

Além de beber ao menos dois litros de água por dia, é aconselhável fazer consultas médicas e exercícios preventivos. Eles são fundamentais para evitar problemas futuros.

Portanto, após cumprir as recomendações médicas, o ideal é praticar exercícios específicos e direcionados, que devem ser acompanhados por um profissional capacitado em Biomecânica.

Se você sofre com esse problema, clique aqui e saiba mais sobre o programa exclusivo de reabilitação para hérnia de disco da Atitude CRAFT.

Para mais informações e dúvidas, entre em contato conosco.


dor na coluna dor na lombar hérnia de disco reabilitação

2
SharesShareTweetGoogle+LinkedInEmail

Reader Interactions

Comente Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Reumatismo: O que é e como tratar
Atividade física é fundamental para reabilitação cardíaca
A importância dos exercícios unilaterais.
atitude-craft-150

Sobre nós

Blog

Análise biomecânica

Contato

Trabalhe conosco

EQUIPE MARINHO

Associação Nacional de Judô e Jiu-Jitsu Educacional (ANJJE)

Reabilitação

Atividade física

Treinamento

Idosos

Gestantes

Redes Sociais

Rua Mergenthaler, 232 | Sala 12A
Vila Leopoldina | São Paulo - SP
11 3831 9789 | 11 99223 7548

© 2022 | Atitude CRAFT |  Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Taberna da Comunicação

Share this ArticleLike this article? Email it to a friend!

Email sent!