É raro conhecer alguém que faça treino de corrida e nunca tenha sofrido com dores na região do pé e tornozelo. Normalmente, esse desconforto é causado por quadros de tendinopatia, ou seja, um espectro de diagnósticos envolvendo lesões na estrutura dos tendões que podem ser tendinite, peritendinite e tendinose.
As tendinopatias geralmente são resultados de excesso de esforço repetitivo ou sobrecarga em um ou mais tendões. Na maioria dos casos, elas aparecem quando o treino sofre alguma modificação, ficando mais intenso do que o habitual, ou quando a pessoa não está acostumada à prática. Apesar de ser um risco a qualquer praticante, pessoas com alterações anatômicas como pé plano ou cavo, têm maior possibilidade de desenvolver tendinopatias.
Quando o problema é diagnosticado, geralmente o tratamento envolve repouso, anti-inflamatórios e aplicação de gelo no local. Em um segundo momento, o ideal é contar com um programa de reabilitação que inclua alongamentos e fortalecimento muscular da área.
Se você já está sentindo um desconforto, mesmo assim não diminuiu a intensidade do treino, fique atento. Se não tratadas precocemente, as tendinopatias podem provocar a degeneração dos tendões, deixando-os mais espessos, mais fracos e, dependendo do caso, levar a completa ruptura.
Por isso que o acompanhamento especializado é fundamental para a prática de qualquer atividade física. O trabalho muscular precisa ser direcionado não apenas para a melhora do desempenho, mas também para evitar essa e outros tipos de lesões.
Marcelo Dalana
Sofro bastante com essas dores. Em especial no tornozelo direito. Tenho o pé cavo e não tinha idéia que podia influenciar de tal forma. Vou pesquisar a partir de agora a melhor forma para tratar, pois essas dores são bastante incômodas.
Jacqueline Silveira
Toda a área do meu tornozelo até na perna bem próximo dele, está com vermelhidão dor e inchaço, e já faz dias isso, qual melhor remédio?
Ana
O melhor a fazer é consultar o médico ortopedista. Somente ele poderá avaliar seu caso.
Ana
O melhor a fazer é consultar o médico ortopedista. Somente ele poderá avaliar seu caso.
Jhon
Estou treinando pro TAF e sinto muita dor na hora da corrida, não consigo correr mais de 5 min que sinto dor, será que uma tornozeleira ajudaria?
Sousa
A compressão da área, irá aliviar a dor e você conseguirá realizar um treino curto, no caso do TAF de 3k será possível. Entretanto a dor será maior ao término do treino assim como após retirar a tornozeleira.
Geovane Bernardo
Boa tarde. Sinto dores na região interna do tornozelo assim que começo a correr, estou para realizar uma prova de 10 KM de corrida. Bandagem elastica e gelol em spray + gelo e exercicios de mobilidade, ajudam na dor ?
Maicon
Se a dor acontece apenas depois da atividade física, também pode ser considerado Tendinopatias?