Na hora de praticar corrida de rua, é muito normal as pessoas se queixarem de que as pernas estão firmes, mas a respiração está comprometendo o desempenho. Pois é, isso acontece porque são dois sistemas distintos (muscular e respiratório) que precisam ser trabalhados corretamente. Se você passa por isso durante o seu treino, aqui vai uma dica fundamental: aprenda a respirar.
Pode parecer estranho, mas boa parte da população não sabe respirar corretamente, principalmente em situações de esforço físico. A questão não envolve apenas o cuidado de inspirar e expirar pelo nariz ou boca, mas sim uma atenção especial com o correto funcionamento do diafragma durante uma corrida de rua.
Quando inspiramos corretamente, o diafragma desce fazendo com que a região da barriga inche como se fosse um balão. Na expiração, o diafragma precisa subir novamente, murchando totalmente a região da barriga.
Na hora do treino, repare na respiração das pessoas ao seu redor. A maioria da população respira com uma movimentação na região do peito. Isso fica ainda mais evidente quando estão ofegantes por conta do exercício. Se você percebeu que também tem esse vício é preciso trabalhar imediatamente em uma reeducação respiratória. Pode ser que demore um pouco para se acostumar com o novo método, mas vale a pena tentar. A respiração correta contribuirá para aumentar a resistência à fadiga e na recuperação após o exercício.
Se você quer melhorar o seu desempenho na corrida, ou em outros esportes, venha conhecer o nosso acompanhamento profissional: 11 99223-7548 ou 11 3831-9789
Raquel De Oliveira Ferreira Costa
Gostei de saber disso!!