
Depois de algum tempo de treino ou no final da prova, é muito comum os corredores se queixarem de dores na região mais baixa das costas. A maioria encara esse sintoma como cansaço, não dando a devida atenção. Na verdade, provavelmente é um caso de lombalgia.
A lombalgia, também conhecida como dor na lombar, no final do treino indica que algo está errado. Normalmente são questões relacionadas a movimentos incorretos durante a atividade, ou até mesmo um despreparo ou desequilíbrio muscular.
Como tratar?
A lombalgia em corridas pode ter diferentes origens musculares:
– Músculos do abdômen fracos – com a fraqueza abdominal, a coluna tende a ficar menos estável. Com o progresso do exercício, o impacto constante pode causar dores e incômodos. Para resolver, o ideal é desenvolver um programa de fortalecimento muscular para o abdômen transverso e oblíquo, principalmente, visando proteger melhor a região lombar.
– Desequilíbrio entre os grupos musculares extensores e flexores – Sabe quando a pessoa parece estar correndo “largada”, sem a correta postura? Esse é um quadro de pouca atividade extensora, por exemplo, quadrado lombar, paravertebrais; que pode causar sobrecarga e dores na região lombar. O equilíbrio muscular é a melhor solução para recuperar a postura e bem-estar durante o exercício
– Limitação do quadril – Quando os movimentos das articulações do quadril são insuficientes, a musculatura da coluna lombar pode assumir esse papel, promovendo o aumento da sua curvatura e compressão entre as vértebras. Para resolver, é importante o aumento de liberdade articular por meio de um alongamento passivo, além do equilíbrio muscular da região do quadril.
– Excesso de impacto – Quando o amortecimento do impacto pelos membros inferiores não é suficiente, a própria coluna acaba sofrendo as consequências. O ideal é fazer um trabalho de fortalecimento dos músculos das pernas e a região do tronco para garantir o melhor desempenho.
Se você tem sentido qualquer desconforto durante a atividade, não espere ele se transformar em uma questão mais séria. Aqui, nós podemos avaliar e acompanhar exercícios musculares para garantir não apenas a sua qualidade de vida durante a exercício, mas também aprimorar o seu desempenho. Agende uma análise biomecânica: 11 99223-7548 ou 11 3831-9789
Comente