Depois de algum tempo de treino ou no final da prova, é muito comum os corredores se queixarem de dores na região mais baixa das costas. A maioria encara esse sintoma como cansaço, não dando a devida atenção. Na verdade, provavelmente é um caso de lombalgia.
A lombalgia, também conhecida como dor na lombar, no final do treino indica que algo está errado. Normalmente são questões relacionadas a movimentos incorretos durante a atividade, ou até mesmo um despreparo ou desequilíbrio muscular.
Como tratar?
A lombalgia em corridas pode ter diferentes origens musculares:
– Músculos do abdômen fracos – com a fraqueza abdominal, a coluna tende a ficar menos estável. Com o progresso do exercício, o impacto constante pode causar dores e incômodos. Para resolver, o ideal é desenvolver um programa de fortalecimento muscular para o abdômen transverso e oblíquo, principalmente, visando proteger melhor a região lombar.
– Desequilíbrio entre os grupos musculares extensores e flexores – Sabe quando a pessoa parece estar correndo “largada”, sem a correta postura? Esse é um quadro de pouca atividade extensora, por exemplo, quadrado lombar, paravertebrais; que pode causar sobrecarga e dores na região lombar. O equilíbrio muscular é a melhor solução para recuperar a postura e bem-estar durante o exercício
– Limitação do quadril – Quando os movimentos das articulações do quadril são insuficientes, a musculatura da coluna lombar pode assumir esse papel, promovendo o aumento da sua curvatura e compressão entre as vértebras. Para resolver, é importante o aumento de liberdade articular por meio de um alongamento passivo, além do equilíbrio muscular da região do quadril.
– Excesso de impacto – Quando o amortecimento do impacto pelos membros inferiores não é suficiente, a própria coluna acaba sofrendo as consequências. O ideal é fazer um trabalho de fortalecimento dos músculos das pernas e a região do tronco para garantir o melhor desempenho.
Se você tem sentido qualquer desconforto durante a atividade, não espere ele se transformar em uma questão mais séria. Aqui, nós podemos avaliar e acompanhar exercícios musculares para garantir não apenas a sua qualidade de vida durante a exercício, mas também aprimorar o seu desempenho. Agende uma análise biomecânica: 11 99223-7548 ou 11 3831-9789
Taynara Rayane
Faço atividade física como caminhada, correr inicialmente ao correr eu sentia uma dos aguda na região do abdômen como dizem aquela velha dor de viado sendo mais específica, agora estou sentindo essa dor na lombar depois dos treino será que seria melhor eu fazer academia para ganhar força muscular no corpo meu peso e 57,5
Delma
Comecei práticar corrida tive uma crise de coluna o que pode ser?