Essa semana assisti a uma aula de marketing voltado ao universo das academias. Entre muitas das ideias apresentadas, uma ficou na minha cabeça. Segundo o professor, a maioria dos alunos julgam o valor da academia pelo grau de modernidade equipamentos, principalmente a esteira. Para ele, o mais indicado é elas ficarem posicionadas próximas às janelas da rua ou logo na entrada, para já causar uma impressão positiva.
Na hora, eu achei bem engraçada essa situação. Com tantos anos de estudo em biomecânica, era improvável que uma questão tão fútil pudesse interferir tanto na decisão de compra. Mas, na volta para a casa, fiquei em alerta. Muitas academias lotadas no caminho seguem esse e outros truques para agregar valor em pontos que, pela minha experiência, são pouco relevantes.
Fiquei com essa dúvida: será que as pessoas sabem decidir qual o diferencial da academia?
Escolher o local pelo equipamento é a mesma lógica que comprar um bolo pela marca da batedeira. É claro que um bom instrumento pode ajudar, mas se a pessoa não souber utilizar corretamente as velocidades, a temperatura do forno e a ordem dos ingredientes, não é isso que vai salvar o sabor.
A lógica é a mesma: o importante em uma academia é a qualidade dos profissionais. Passar um treino físico é uma grande responsabilidade. A atividade precisa ser acompanhada por alguém que conhece de anatomia, fisiologia do exercício, biomecânica e muitos outros aspectos.
Mas é claro que reconhecer um bom professor é complicado. Para isso, você precisa observar atentamente. Perceba se ele presta atenção em cada movimento e se corrige a sua postura com frequência. Peça explicações sobre as posições e exercícios realizados. Um educador físico competente não é apenas reproduz a informação, mas sabe a fundamento por trás de cada atividade.
Esse é o verdadeiro custo-benefício que deve ser analisado. Lembre-se que você está contratando um serviço especializado para acompanhar o seu metabolismo e cuidar da sua saúde, e não alugando um espaço equipado por algumas horas na semana. Se você nunca pensou assim, atenção! Por menor que seja o preço, você está pagando para correr riscos em uma esteira moderna. Até porque, o que realmente é importante nos equipamentos são aspectos técnicos, como ângulos e posições, que só um especialista é capaz de julgar.
Comente