Falar sobre a importância da atividade física no tratamento de varizes pode parecer estranho para muita gente. Quem sofre com aquele típico cansaço nas pernas nem cogita esforçar ainda mais aquela parte do corpo. Se você acha que isso faz sentido, fique atento! A atividade física bem orientada auxilia todo o processo de circulação sanguínea e pode ser uma importante aliada contra as varizes.
Para entender como os exercícios atuam, vamos falar um pouco mais sobre esses inconvenientes vasinhos que aparecem em nossas pernas. A partir dos batimentos cardíacos, o sangue é impulsionado para todo o nosso corpo por meio das artérias. Logicamente que esse mesmo sangue precisa retornar ao coração para a continuidade do ciclo. Como os membros inferiores estão em desvantagem em relação à gravidade, as veias das pernas apresentam válvas que auxiliam o retorno sanguíneo.
Varizes: causas e sintomas
Só pela questão estética as varizes já incomodam muitas pessoas, mas a pior parte é que elas também prejudicam a qualidade de vida. Além do inchaço, a sensação inicial é de um cansaço excessivo das pernas, porém, em quadros avançados, também existe a formação de edemas ou até mesmo eczemas, quando a pele fica avermelhada e coçando.
Diversos fatores contribuem para essa dilação excessiva das veias das pernas, mas o principal aspecto costuma ser a herança genética. Porém, alterações hormonais, como as causadas pela menopausa e pílulas anticoncepcionais, sobrepeso, gravidez, além do uso de saltos altos, tabagismo e o consumo de bebida alcoólica também podem colaborar para o surgimento das varizes.
Atividade física no tratamento
O que muita gente não sabe é que uma musculatura fortalecida na região das pernas pode ajudar – e muito, nesse retorno sanguíneo e diminuir a incidência das varizes. Nesse quesito, a panturrilha e as bombas plantares dos pés são fundamentais. Atividades leves na caminhada ou até mesmo no ciclismo, podem auxiliar no fortalecimento dessas áreas e são boas indicações.
Quando o assunto é a musculação, o quadro fica um pouco mais interessante. Apesar da desconfiança, as atividades praticadas nos aparelhos são extremamente importantes e ajudam sim no tratamento. Porém, é preciso ter uma atenção mais do que especial à carga e volume dos exercícios.
Durante os exercícios de musculação aumenta-se o tônus muscular e consequentemente a pressão dos vasos sanguíneos na região. Porém, após a atividade, ocorre uma readaptação da musculatura e uma compensação da pressão, ou seja, ela atinge níveis mais baixos do que antes da atividade. É por isso que a atividade é tão importante pois, com o tempo, ocorre uma estabilização da pressão arterial permitindo que o sangue circule mais facilmente pelos vasos, aumentando o retorno venoso para o coração e diminuindo a possibilidade de varizes.
O problema está quando a intensidade ou volume do exercício são superiores ao recomendado. Nesses casos, pode ocorrer um aumento exagerado da pressão durante o exercício capaz de gerar um quadro de trombose. Por isso o acompanhamento profissional especializado é tão importante.
Como as varizes são comuns em pessoas de idade avançada, a prática de uma atividade física bem orientada traz ainda mais benefícios, auxiliando na disposição, equilíbrio muscular e até no tratamento de dores mecânicas. Com o auxílio profissional, a conquista da autonomia é só uma questão de tempo.
Quer saber mais sobre o nosso trabalho? Venha nos fazer uma visita: Rua Dr. José Elias, 15 – Alto da Lapa, São Paulo.
Comente