Outro dia vi uma cena curiosa na rua em que moro. Um casal de vizinho resolveu sair para passear com o cão. Enquanto ele dirigia, a esposa, sentada no banco de passageiros, segurava a coleira do cachorro através da janela para que o pet pudesse correr alegremente ao lado do carro. Como educador físico, não pude deixar de ficar em choque, não pelo cão, que parecia bem animado, mas pelo casal que estava perdendo a chance de se exercitar também.
O sedentarismo é um mal que acomete boa parte da população mundial. O mais interessante é que somos muito bem informados em relação ao tema. Diga a verdade, se eu falar que a prática de atividades físicas auxilia no controle da pressão cardiovascular, diminui a chance de um acidente vascular cerebral (AVC) e até evita problemas cardíacos será uma novidade para você? Provavelmente não. Mas mesmo sabendo de todos os benefícios, porque é tão difícil sair dessa situação?
Simples: Falta de prática. Existem muitas outras coisas que você também tinha dificuldade de fazer, mas, com o tempo, acabou se habituando. Exercícios físicos também funcionam assim. Quando são colocados verdadeiramente dentro de uma rotina, eles viram atividades tão comuns quanto tomar banho e ir ao trabalho.
O mais interessante é que, além de uma questão de saúde, a prática de uma atividade física pode se transformar em algo extremamente prazeroso e funcionar como uma válvula de escape para o estresse do cotidiano. Se você acha entediante caminhar, pode começar um treino de bicicleta, se inscrever em uma aula de natação ou até mesmo aprender uma arte marcial. Se for uma pessoa social, procure atividades em grupo para conhecer pessoas novas, mas se preferir tirar um tempo só para você, é só escolher uma prática individual. Tem opção para todos os gostos, em todos os horários. Basta dar uma olhada no seu bairro que você vai perceber que é fácil encontrar algo do seu interesse.
Então eu quero fazer uma proposta: assim que você definir a atividade, faça um mês de práticas regulares. Um mês levando a sério mesmo, sem faltar, colocando o exercício como parte da rotina. O seu corpo vai acostumar e você vai sentir prazer. É quase impossível voltar ao estado ocioso de antes.
Só quero deixar duas orientações finais. A primeira: comece logo, de preferência ainda nesse mês. Daqui a pouco entra o outono/inverno e pode dificultar a sua motivação. Segunda: não se esqueça de contar com um acompanhamento especializado. A prática de atividade física sem a correta instrução pode ser mais prejudicial do que o estado sedentário.
Comente