Quando estamos em repouso e começamos uma atividade física, nosso corpo precisa fazer uma série de transições para se adequar à nova realidade metabólica e garantir que os músculos e sistemas estejam preparados para a intensidade do exercício. É justamente nessa transição que o aquecimento muscular atua. Começar uma atividade sem ele pode causar um débito de oxigênio, sobrecarregando músculos que ainda não estão com o fluxo sanguíneo adequado.
O objetivo do aquecimento é, como o nome diz, elevar a temperatura do corpo para melhor atividade das enzimas, aquecer os músculos e preparar o sistema aeróbico para a atividade. Outro ponto fundamental é em relação à proteção das articulações. Com a prática correta, a articulação produz maior quantidade de líquido sinovial protegendo a cartilagem e reduzindo potencialmente o risco de lesões durante a atividade.
Muita gente confunde aquecimento muscular com alongamento, mas eles são coisas completamente distintas. Enquanto o aquecimento é recomendado em toda atividade muscular, tanto aeróbia ou anaeróbia, o alongamento deve ser feito em situações específicas, não sendo indicado antes de atividades de força ou potência.
Mas o que é um aquecimento muscular? Bem, isso varia de acordo com a atividade proposta, mas de maneira geral pode ser uma caminhada em ritmo acelerado, trotes leves, educativos de corrida, pequenos saltos, exercícios de circundução articular, entre outros. Porém, é importante seguir uma ordem correta para que o corpo faça a adaptação adequada.
Quem quer praticar exercícios em alta performance precisa conhecer esses e outros detalhes para garantir a segurança da atividade e atingir os objetivos de desempenho. Por isso, contar com um acompanhamento profissional é fundamental não apenas para melhorar os resultados, mas promover a saúde durante a atividade.
Quer alguém disposto a avaliar o seu rendimento e ainda contar com orientação especializada? Então entre em contato e conheça o nosso plano especial de treinamento. Aqui, você vai traçar suas metas, contar com a análise profissional, além de executar exercícios compensatórios e outros treinos para evitar possíveis lesões.
Comente