Se você consegue andar, correr, subir e descer escadas, pedalar uma bicicleta e fazer tantas outras atividades sem sentir dores, agradeça aos seus joelhos. Eles são articulações fundamentais para o equilíbrio e bem-estar do nosso corpo. Por isso, a qualquer sinal de dor nos joelhos, você precisa ficar atento.
Entre os casos mais comuns de incômodos na região, a condromalácia costuma ser a principal vilã. Também chamada de síndrome da dor patelo-femoral, ela ocorre devido ao dano ou desgaste gradual da cartilagem que protege a patela (osso frontal do joelho).
Em geral, os danos e desgastes nesse biomaterial estão relacionados ao envelhecimento natural do indivíduo ou ao uso excessivo dessa articulação. No entanto, ambos os motivos têm uma causa em comum: a falta de fortalecimento focado no equilíbrio muscular dos membros inferiores.
Como tratar?
Para prevenir e tratar sérias lesões, como no caso da condromalácia, é preciso protegê-los ou reabilitá-los. Para isso, são recomendados exercícios personalizados de fortalecimento muscular. Mas, atenção: eles devem ser realizados da forma correta e devidamente monitorados por um profissional habilitado e especializado em Biomecânica.
Após o diagnóstico médico, o tratamento convencional da condromalácia patelar costuma ser realizado por meio de repouso, analgésicos e fisioterapia. Nos casos mais graves, a cirurgia pode ser indicada.
Aqui na Atitude CRAFT, temos um programa de exercícios especialmente desenvolvido para minimizar os sintomas desse mal. Nosso trabalho é baseado no fortalecimento e reabilitação da musculatura dos membros inferiores, com acompanhamento específico.
Confira as etapas do nosso programa exclusivo de prevenção e tratamento da condromalácia:
1. Consulta com nosso especialista em Biomecânica
Ele coleta informações importantes sobre você, sua rotina e seus hábitos. Não se esqueça de trazer exames médicos recentes, se tiver.
2. Realização da análise biomecânica
Ela identifica os níveis de desequilíbrio muscular e a amplitude articular do movimento. Nessa fase, aconselhamos que você vista roupas confortáveis para garantir sua mobilidade.
3. Desenvolvimento de um plano de treinamento exclusivo
Ele é feito de acordo com seu quadro clínico. Definidas a frequência e duração recomendadas das aulas, você já pode agendá-las e dar início ao programa.
Para garantir a eficácia do trabalho, acompanhamos o aluno individualmente em todas as etapas. Nosso objetivo é resgatar sua autonomia corporal.
Se você sofre com as dores da condromalácia, agende uma visita na Atitude CRAFT. Ligue: (11) 9 9223-7548 ou (11) 3831-9789.
Comente