Sobre nós
Para se tornar bicampeão nacional de judô é preciso ter um corpo forte e um condicionamento físico impecável. Pelo menos era nisso que eu acreditava. Porém, um dia durante uma aula de judô para crianças, um dos alunos caiu sobre minhas pernas e acidentalmente provocou o rompimento do ligamento do cruzado anterior.
Essa lesão foi um marco. Se por um lado ela prejudicou meu desempenho no campeonato mundial, por outro, me deixou uma dúvida: como uma pessoa que treinava todos os dias e era tão resistente no tatame, poderia se lesionar com tamanha facilidade? A partir de muito estudo e pesquisa, a resposta ficou clara em apenas duas palavras: equilíbrio muscular.
A partir da especialização em biomecânica eu compreendi que os exercícios físicos são bem mais complexos do que a gente imagina. Não adiantava treinar forte alguns grupos musculares se eu não acompanhasse esse progresso em outras estruturas do meu corpo. Na verdade, eu só estava contribuindo para um desequilíbrio que poderia resultar em dores mecânicas ou graves lesões, como a que ocorreu. Infelizmente, esse conceito é pouco difundido até entre os atletas de alto desempenho.
Para transformar essa realidade, fundei em 2003 a Academia Científica Atitude, no bairro Vila Leopoldina, em São Paulo. O objetivo era usar a base em pesquisas e artigos científicos para promover o equilíbrio muscular e a qualidade de vida aos atletas e praticantes de atividade física. Para isso, o conceito de atendimento seria bem distinto das academias convencionais, ou seja, aulas individualizadas e programas de treinamento exclusivos para cada aluno.
Na minha cabeça, seria bem mais simples do que realmente foi. A cada nova matrícula interessada em treinar, eu encontrava um quadro de desequilíbrio que, em muitos casos, já apresentava dores mecânicas. Na maioria dos casos, era necessário um trabalho de reabilitação antes de começar o treinamento previsto. Foi justamente esse cuidado no atendimento que começou a se popularizar, trazendo a cada dia novos diagnósticos, como hérnias de disco, lombalgias, tendinites, entre outros.
Com o tempo, o nome de academia científica não representava todo o nosso escopo de atividades. Por isso, hoje somos a Atitude Centro de Reabilitação, Atividade Física e Treinamento e temos orgulho de, nesses 15 anos de atividades, promover a qualidade de vida e a saúde das pessoas.
Mario Cesar Martins / Shihan Marinho
Diretor da Atitude CRAFT
Quem procura a Atitude?
Nossa metodologia
Como funciona nossa análise biomecânica?
Com essa avaliação, é possível determinar quais exercícios serão necessários para melhorar sua condição física atual e, principalmente, quais não são recomendados.
Equipe
Para executar a nossa proposta, contamos com uma equipe especializada e comprometida. Conheça nossos profissionais:
Mario Cesar Martins
Diretor Técnico
Educador físico especialista em Biomecânica responsável pela orientação do estágio obrigatório para atividades físicas preventivas e para reabilitação de doenças crônico-degenerativas do aparelho locomotor, da graduação de Ciências da Atividade Física da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – USP; e membro do Núcleo de Estudos de Traumatologia do Hospital 9 de Julho.
Lenker
Educadora Física
Katia
Diretora Administrativa
3 etapas para um corpo pleno
Aqui na Atitude CRAFT o seu treino evolui junto com o seu corpo.
Reabilitação
Recuperação da autonomia e tratamento das dores mecânicas
Atividade física
Melhora do condicionamento físico e fortalecimento muscular
Treinamento
Ganho de performance para participação em provas amadoras e profissionais