• Skip to primary navigation
  • Skip to content
atitude-craft-54
  • A Atitude
    • Sobre nós
    • Análise biomecânica
  • Reabilitação
  • Atividade física
  • Treinamento
  • Blog
  • Contato

Cinco hábitos para você mudar em 2020

Atividade Física 10 dezembro 2019 Deixe um comentário

A proximidade das festas faz com que muita gente encare essa época do ano como um momento de reflexão e planejamento. Afinal, estamos perto de começar um ciclo novinho com situações totalmente diferentes, não é verdade? Nem sempre! De nada adianta esperar um 2020 distinto se carregarmos os mesmos hábitos do ano anterior.

A dificuldade, porém, é definir quais particularidades podemos eleger na busca por um ano novo mais agradável. Essa resposta varia de pessoa para pessoa, mas nossa experiência na Atitude CRAFT nos permite a dar um conselho precioso: aposte em práticas que promovam o bem-estar e melhora da autonomia. Por isso, listamos hábitos simples para você fazer de 2020 um ano especial:

Passe menos tempo sentado durante a sua rotina

Você já deve ter percebido que uma característica dos tempos atuais é a gente passar boa parte do dia sentado. Seja no carro, no trabalho ou até mesmo em casa, parece que as cadeiras viraram nossas melhores amigas. Apesar de representarem descanso e conforto, passar tantas horas sentado não costuma render bons resultados ao nosso corpo. Isso acontece porque, além de dificultar a circulação sanguínea e facilitar alguns quadros de encurtamento muscular, dificilmente prestamos atenção se a nossa postura está adequada. Resumindo, passar horas sentado é uma das principais formas de gerar desequilíbrios musculares e outras alterações fisiológicas que podem resultar em quadros de dores.

O que fazer: Na maioria dos casos, esse hábito é uma obrigação da nossa rotina de trabalho, mas podemos minimizar o impacto negativo promovendo pequenas caminhadas ao longo do dia. Invés de passar tantas horas seguidas na sua mesa, procure buscar um copo d’água a cada duas horas e utilize essa caminhada para dar uma esticada. Quando estiver sentado, não se esqueça de adotar uma postura mais ergonômica e que não promova a pressão excessiva na coluna vertebral.

Não trate apenas o sintoma, mas a causa

Imagine que você contraiu um vírus da gripe diferente que precise de uma medicação específica para ser eliminado. Porém, como os sintomas incomodam muito, você prefere tomar comprimidos para combater a coriza e acaba deixando o vírus vivo por tempo indeterminado no seu corpo. Pode parecer ilógico, mas muita gente acaba fazendo isso quando o assunto são dores ortopédicas: atacar o sintoma, não a causa. Na maioria dos casos a pessoa se torna refém de um medicamento e acaba não resolvendo o problema.

O que fazer: O ideal é eliminar a origem do problema, como no caso da gripe hipotética seria o vírus e não a coriza. Quando o assunto são as dores ortopédicas o conceito funciona da mesma maneira. É preciso avaliar e compreender onde está a disfunção que está gerando o desconforto e muitas vezes não é no local em que a dor se manifesta. Para descobrir isso é importante passar por uma avaliação biomecânica detalhada, além de contar com o auxílio de exames.

Não faça atividade física sem orientação

Você deve saber que a atividade física é um verdadeiro remédio para o nosso bem-estar, logo, imagine os riscos de se medicar por conta própria. Infelizmente muita gente ainda opta por fazer exercícios físicos sem um acompanhamento adequado acreditando que estão combatendo o sedentarismo e melhorando a saúde, mas na verdade estão se expondo a uma série de riscos. A atividade física sem acompanhamento pode resultar graves problemas à saúde, aumentando a possibilidade de complicações cardiovasculares, como o infarto, até lesões ortopédicas. Quando o aluno já tem um diagnóstico prévio, como diabetes, ou até mesmo varizes, o cuidado precisa ser ainda maior.

O que fazer: Busque sempre um acompanhamento qualificado na hora de praticar atividades físicas. Mesmo que o seu objetivo seja melhorar a aparência ou mesmo combater o sedentarismo, a avaliação de um profissional capacitado é fundamental para adaptar os exercícios ao seu momento corporal e evitar qualquer tipo de lesão. Não vale a pena correr o risco.

Não aceite todas as imposições do tempo

Já diria Cazuza que o tempo não para e realmente não podemos lutar contra isso. Porém, isso não significa que devemos aceitar todas as imposições sem ao menos tentar minimizar seus efeitos. Com o avanço da idade, é normal perdemos tônus muscular e consequentemente a disposição, mas aceitar essa realidade ainda é uma questão de escolha. A busca pela autonomia e bem-estar deve ser constante e principalmente nessa fase em que o corpo já não está no seu melhor momento físico.

O que fazer: Um acompanhamento especializado, que respeite acima de tudo o limite do seu corpo, é fundamental para combater esse enfraquecimento causado pelo tempo. Por meio de atividades físicas bem orientadas é possível recuperar a disposição e tônus muscular, além de auxiliar na prevenção de diversas disfunções. Não abra mão de sua autonomia tão facilmente.

Aumentar a disposição e a longevidade parecem uma tarefa bem difícil, não é mesmo? Nem sempre! O segredo está dentro do seu próprio corpo, nas mitocôndrias. Quer saber como funciona? O Prof. Mario explica os detalhes nesse vídeo:

Posted by Atitude CRAFT on Tuesday, August 20, 2019

Priorize sua saúde

Quando ocorre uma despressurização na cabine de um avião a recomendação é bem clara: coloque primeiro a sua máscara de oxigênio antes de ajudar seu companheiro de viagem. Por que isso acontece? Simples! Se você não estiver fisicamente bem, não vai conseguir ajudar a mais ninguém. Apesar de fazer total sentido em um voo, muita gente não consegue enxergar a lógica desse hábito no cotidiano. Na ânsia por oferecer uma boa condição financeira para a família, é muito normal não encontrar tempo na agenda para cuidar da própria saúde. Portanto, arrume tempo para cuidar da sua saúde, caso contrário terá que arrumar tempo obrigatoriamente para cuidar da sua doença.

O que fazer: O ideal é arrumar uma brecha na sua agenda e buscar em um bom acompanhamento físico.

Agora que você está preparado para mudar alguns pequenos hábitos, o seu 2020 tem tudo para ser ainda melhor. Se você gostou das sugestões, mas não sabe como colocar as dicas em prática, fique tranquilo! É só entrar em contato que nós somos especialistas em garantia de bem-estar e autonomia. Quer conhecer nosso trabalho? Venha nos fazer uma visita: Rua Dr. José Elias, 15 – Alto da Lapa, São Paulo,

academia atitude academia científica atitude craft educação física

Gostou do post? Dê um like!
SharesShareTweetGoogle+LinkedInEmail

Reader Interactions

Comente Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Trombose e sistema circulatório: Entenda os riscos
Condicionamento físico: o que você precisa saber?
Atividade física e o tratamento de varizes
atitude-craft-150

Sobre nós

Blog

Análise biomecânica

Contato

Trabalhe conosco

EQUIPE MARINHO

Associação Nacional de Judô e Jiu-Jitsu Educacional (ANJJE)

Reabilitação

Atividade física

Treinamento

Idosos

Gestantes

Redes Sociais

Rua Mergenthaler, 232 | Sala 12A
Vila Leopoldina | São Paulo - SP
11 3831 9789 | 11 99223 7548

© 2021 | Atitude CRAFT |  Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Taberna da Comunicação

Share this ArticleLike this article? Email it to a friend!

Email sent!